terça-feira, 29 de abril de 2014

FETRAF CEARÁ/CUT reivindica mais recursos para o PNHR no Ceará


''Garantir orçamento para as demandas dos agricultores familiares e povos de comunidades tradicionais é fundamental. O estado brasileiro tem uma divida histórica com estes povos e os governos ter que atuar de maneira conjunta para garantir a continuidade dessa politica'' 


A Federação dos Trabalhadores (as) na Agricultura Familiar do Estado do Ceará - FETRAF CEARA/CUT realizou hoje (29/04/2014) na Superintendência da Caixa Econômica do Ceará ato publico reivindicando mais recursos para o PNHR (Programa nacional de habitação para agricultura familiar). Os agricultores reivindicam do Governo Federal a garantia de  orçamento para contratação das demandas dos agricultores familiares e de povos de comunidades tradicionais (Indignas e Quilombolas).  Também reivindicam a agilidade na analise dos projetos, e liberação dos recursos para demandas já contratadas. Os agricultores cobraram mais dialogo da Caixa com os movimentos sociais e reivindicaram também a criação de um grupo de trabalho (GT) permanente para acompanhar, monitorar e tratar de maneira permanente das demandas no estado.

Para a FETRAF a Habitação Rural no Brasil é sinônima de dignidade, continuidade e de vida nas propriedades rurais do nosso país. A Política pública construída e conquistada com muita luta e organização! É uma das políticas públicas mais importantes conquistada na última década pela organização da Agricultura Familiar. O PNHR criado em 2009 consolidou a estratégia de levar dignidade às famílias através da moradia. Nos estados onde a Fetraf atua já foram mais de 20 mil famílias beneficiadas. Isso significa desenvolvimento social e econômico, uma vez que gera emprego e renda nos municípios. Porém essa política pública não pode parar! É preciso garantir a continuidade do PNHR no Brasil. Embora, segundo o governo o Programa foi um sucesso, pois ultrapassou a meta estabelecida de contratações, sabemos que o déficit habitacional rural continua alto, consequentemente a demanda organizada também. Segundo dados divulgados em dezembro de 2013 pelo Ministério das Cidades e Fundação João Pinheiro o déficit habitacional no Brasil é de 6.940.691 unidades destes 15% é rural sendo 1.055.163 unidades. De acordo com os dados os estados que lideram nos números de déficit é Maranhão e Ceara. Atualmente o Ceara tem um déficit de mais de 300.000 unidades só na área rural. Ou seja, temos muito por fazer!

O ato público encerou-se agora logo após as 14:00 hs depois de uma comissão de agricultores e lideranças indignas serem recebidos pela equipe da Superintendência; que foi representada pelo Senhor Roger Martins , Gerente de construção civil norte sul, Senhora Karla Fonseca, e representantes da GIHAB (Gerencia de habitação) Senhora ADA, Senhor André Fonseca e Jose Viana. A equipe mostrou-se muito sensível as pautas, comprometendo-se em destravar o agendamento de entrega de demandas, e liberação de recursos das obras contratadas; comprometeram-se também a encaminhar a criação do GT assim que o Ministério liberar novos recursos para o estado.

Para Auri Junior – Coordenador geral da FETRAF CEARA/CUT a reunião foi muito positiva no aspecto do compromisso de destravar o agendamento de demandas, liberar, recursos e tratar sobre a criação do GT, contudo é fundamental que o governo federal garanta orçamento e priorize a contratação para os grupos historicamente excluídos: agricultores familiares, indignas e quilombolas.

Para Rosa Potiguara do município de Monsenhor Tabosa é fundamental que a Caixa crie o grupo de trabalho aprofundando fundamentalmente o dialogo com o conjunto dos movimentos sociais, e busque garantir a inclusão das demandas dos indígenas, quilombolas e agricultores familiares; povos estratégicos e historicamente excluídos.

O ato púbico mobilizado hoje pela FETRAF CEARA/CUT é parte de um conjunto de mobilizações pelo país em defesa do fortalecimento do PNHR como politica de estado e na reivindicação por mais orçamento para o programa. A Presidenta Dilma Rousseff recebeu uma comissão em Feira de Santana – BA. A Comissão entregou documento à Presidenta com as demandas e reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar.

 Fortalecer organizar viva a agricultura familiar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas notícias