quinta-feira, 13 de junho de 2013

FETRAF CEARA/CUT ENTREGA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES A SECRETÁRIOS E BNB.


FETRAF CEARA/CUT ENTREGA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES A SECRETÁRIOS E BNB.

Alem de reivindicar ações emergenciais mais eficientes de convivência com o semi árido, defendemos a ampliação e consolidação de direitos básicos de cidadania.


Na tarde desta quarta feira dia, 12 de junho, uma, Comissão da Federação dos Trabalhadores (as) na Agricultura Familiar do Estado do Ceara - FETRAF CEARA/CUT entregou aos Secretários, Nelson Martins do Desenvolvimento Agrário e Francisco Pinheiro da Cultura. E ao Senhor Edgar Castelo Branco do BNB, a Pauta de reivindicações da III JORNADA ESTADUAL DE LUTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRARIA.
*       
O documento intitulado de Pauta seca 2012 acumula o conjunto de preposições e reivindicações dos agricultores e agricultoras familiares divido-se em três aspectos: em primeiro plano, contextualizamos o problema em segundo apresentamos nossas reivindicações e preposições em dois eixos centrais: Por um desenvolvimento agrário que estabeleça convivência sustentável no semiárido e Desenvolvimento rural sustentável com direitos básicos de cidadania consolidados, por ultimo sugerimos algumas fontes de recurso. Neste ano alem de priorizarmos o tema da convivência com o semi árido trazemos questões que vão além do tema da política agrícola, englobamos questões de direitos básicos de cidadania como transporte e mobilidade, saúde, segurança, pública e educação na perspectiva de avançarmos como o fortalecimento do projeto alternativo de desenvolvimento rural sustentável em nosso estado a partir do melhoramento do bem estar social dos agricultores (as) como um todo.

Como é do conhecimento de todos estamos sendo assolados pela maior seca dos últimos 60 anos, com perdas medias superiores a 78% da produção. Com a continuidade sem trégua do período, o tema da convivência com o semiárido tem sido nos últimos períodos prioridade central nas ações da federação. Defendemos ações emergenciais mais eficientes, que assegure a permanência do homem no campo sem retroceder tanto para condições de atraso e de maior vulnerabilidade social.
Para Auri Júnior Coordenador geral da FETRAF CEARA avançar no debate com os governos neste momento é fundamental para avançar na efetivação de ações emergenciais mais eficientes e construirmos soluções de convivência sustentável de logo prazo, pois a sustentabilidade do semi árido é de interesse de todos e mexe com a vida de todos. Campo e cidade. Devendo, portanto ser prioridade no centro de governo.
Os Secretários mostraram-se sensíveis a pauta e se comprometerão estudá-la e marcar audiências para negociar as demandas. A comissão avaliou a audiência como positiva e a expectativa da FETRAF CEARA/CUT agora é a definição de agendas com as Secretarias e órgãos estatais para negociar as demandas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas notícias