sexta-feira, 21 de junho de 2013

UM BRASIL QUE QUER MUITO +

Fortaleza- CE em 21/06-2013


A disparidade nos investimentos mobiliza e revolta a todos. 

0s 0,20 centavos que foi estopim desencadeador do conjunto de mobilizações nos últimos dias pelo Brasil, referenda o que já dizíamos e sentíamos há alguns meses. O povo quer mais. É claro que população não é contra a Copa das confederações, ao Mundial de 2014, e os Jogos olímpicos. Isto é muito claro. O povo é contra a disparidade que há  nos investimentos. Esta disparidade revolta e mobiliza a todos.

Não é fácil ver estádios sendo construído em tempo recorde como à divulgada Arena Castelão, e ao mesmo tempo assistir um hospital da importância do IJF com tantas deficiências.  Continuar aceitando que no Ceará tem-se pelo menos 280 mil analfabetos na sua maioria, jovens de ate 15 anos. Aceitar que ainda somos o 3º estado pobre da nação com mais de um milhão e meio de pessoas ainda vivendo abaixo da linha de extrema pobreza e miséria com as reservas financeiras que o estado detem. Ai vale ressaltar que os programas de transferência de renda são importantes para reduzir a fome de milhões de pessoas, mais as pessoas não querem só comida. Isto é antigo!

Enquanto o governo investe milhões em estádios, e começa a construir aquário. Porque nós não nos esquecemos do aquário milionário.  Ao mesmo tempo em que isto tudo ocorre o povo cearense assolado pela seca recebe nas suas casas por carros pipas água contaminada.  A criminalidade solta e uma politica de segurança falida.  Sem esquecer-se de ressalta outro fato que ocorre na educação, tivemos o ENEM como uma importante conquista, mais as vagas ainda são bem limitadas, a prioridade do governo são escolas profissionalizantes para formar mão de obra, principalmente no interior do estado. Não somos contra as escolas profissionalizantes nós queremos que seja feito os mesmo investimentos na ampliação e criação de campos universitários, para que a juventude escolha.  Tenha a opção de ser o que quiser.

São muitos os fatos que mobiliza a todos neste momento, isto se da mais do que nunca porque as pessoas tem dimensão do bom estagio financeiro que o país vive. Portanto é hora de continuar crescendo e para tal precisamos estabelecer tempo para resolução de problemas crônicos, avançar com a consolidação dos direitos básicos de cidadania das pessoas (SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTE, SEGURANÇA PÚBLICA, ETC) sendo o passo definitivo para um país de fato rico. País rico tem e deve ter qualidade de vida para todos.

Sabemos que não existem soluções magicas. Neste campo defendemos planejamentos regionais, permanentes e de longo prazo, sem esquecer que o país não pode e não deve mais adiar as reformas (Politica,tributaria, sindical, etc) que o estado precisa. É preciso também entender que o governo hoje atua na lógica do pacto federativo.  Tudo é pacto federativo. Portanto as respostas, inclusive as de caráter emergencial, devem ser conjuntas, de todas as esferas do governo: Federal, estadual e municipal.  Vamos cobrar de todos, compromissos conjuntos, respostas conjuntas.

Por fim deixamos o nosso repudio a criminalização, da juventude, da militância que se mobiliza em todo o país, bem como o tratamento truculento de parte da policia. É preciso entender que o povo quer respostas e não policia na rua batendo no povo, que quer um Brasil melhor pra todos. A FETRAF CEARA/CUT durante todo período de 2012 discutiu estas questões, aprovando em seu congresso um documento que caracteriza-se como resolução; entregamos recentemente pauta ao governo reivindicando melhores condições de vida para a agricultura familiar na sintonia com as aspirações que mobiliza a todos nós. Os documentos estão disponíveis em nosso blog: fetrafcearacut.blogspot.com  CONTAMOS TAMBÉM COM A SOLIDARIEDADE DE TODOS PARA AVANÇARMOS NA CONSOLIDAÇÃO DE DIREITOS BÁSICOS DE CIDADANIA PARA TODOS, INCLUSIVE A AGRICULTURA FAMILIAR QUE SEMPRE FICA A MARGEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas notícias