domingo, 14 de abril de 2013

FETRAF CEARÁ/CUT ENTRAGA PAUTA SECA AO MDA



Na tarde desta terça feira, 02 de abril, uma comissão de agricultores representantes da Federação dos Trabalhadores (as) na Agricultura Familiar do Estado do Ceará – FETRAF CEARA/CUT entregou ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas o documento Pauta seca 2012 com as reivindicações e preposições dos agricultores (as) familiares para conviver com os efeitos da seca. Sendo esta a maior dos últimos 50 anos. Conforme as estatísticas atuais as perdas medias já passa dos 78% (setenta e oito por cento) e ainda de acordo com as previsões climáticas oficiais a continuidade do período já uma realidade.
A FETRAF CEARA CUT defende dois pontos estratégicos.  Primeiro neste momento de grande complexidade é preciso garantir renda, acesso à água potável e comida para o rebanho. Para tanto defendemos a extensão do seguro desemprego aos agricultores familiares por entendermos que é um programa que já estar pronto e vai garantir renda necessária para os agricultores manter o que conquistou com tanta luta; A ampliação do programa de acesso à água de beber deve ir alem dos carros pipas e perfurações de poços mais avançar a partir de outras tecnologias sociais que viabilizem o acesso e a agilidade no programa do milho da CONAB, para que o alimento chegue ao rebanho. Em segundo defendemos a construção de uma política publica permanente de convivência com o semiárido, pois não podemos conter a seca mais conviver com ela, e os dias atuais pede soluções cada vez mais sustentáveis que possibilite permanecer com dignidade no campo sem retroceder ao marasmo do atraso histórico.
Para Auri Junior, Coordenador geral da FETRAF CEARA/CUT a ampliação do debate com o conjunto dos movimentos sociais é essencial nessa construção que vá alem das medidas emergências mais que efetive uma política publica permanente de convivência, reestruturando órgãos estratégicos para região como DNOCS, SUDENE, intervindo em órgãos como BNB, CONAB é essencial para que ações cheguem à ponta onde o trabalhador (a) esta com mais eficiência. Elem de que este novo processo precisa dialogar cada vez mais com as realidades locais, priorizando a inclusão definitiva de públicos como a juventude e as mulheres. Fundamentais no projeto alternativo de desenvolvimento que priorize um semiárido sustentável e solidário.
O Ministro, Pepe Vargas mostrou-se sensível à situação, comprometendo a estudar a pauta, e nossa expectativa é uma agenda de negociação com o ministério para que possamos avançar com as negociações de convivência com a seca. A FETRAF CEARA/CUT  pretende avançar as negociações com outras instâncias de governo  de modo especial neste momento de preparação da III jornada estadual de lutas da agricultura familiar e reforma agrária.
Fortaleza –CE – 02 abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas notícias