domingo, 14 de abril de 2013

FETRAF CEARA/CUT REALIZA PLENARIA REGIONAL E DEBATE TEMA DA SECA













A FETRAF CEARÁ/CUT por meio dos sindicatos da agricultura familiar da região Centro sul, Vale do salgado e Cariri norte realizaram neste sexta feira, 05 de abril, plenária regional, preparatória para o I Congresso estadual da agricultura familiar – I CEAF/CE Que acontece ainda neste mês d abril, nos dias 17 e 18 na cidade de Baturité/CE.

Dentro da abordagem da tese do I CEAF/CE a região deu ênfase ao tema da seca, destacando pontos emergentes, como a situação do milho da Conab, que tem tido dificuldade de chegar à região e aos agricultores e o acesso ao credito de emergia que precisa acontecer com mais celeridade. Alem de agilidade nas políticas emergenciais os agricultores também defendem a necessidade de construir uma política publica de convivência com o semiárido que seja permanente uma vez que pelos menos a cada 10 anos temos uma estiagem no nordeste.
Denis Osterne, Vereador de Jucás e Coordenador regional da FETRAF, avaliou de forma positiva a plenária, enfatizando que atividades desta natureza precisa continuar acontecendo na perspectiva de avançar nas negociações e debate que efetivem melhorias para os agricultores (as) neste momento de seca, principalmente no que toca a viabilização das ações emergenciais, destacando a ração animal e credito de emergência.
Auri Junior Coordenador da FETRAF CEARA também destacou a necessidade de avançar com as negociações com os governos para atender as demandas dos agricultores e agricultoras, e avaliou o debate muito positivo e necessário nesta construção que a FETRAF se propõe para junto com o conjunto dos movimentos sociais pautarem uma política permanente de convivência.
Durante toda a tarde o conjunto de dirigentes sindicais da região esteve reunido tratando as metas, visando à participação no congresso e preparação da III Jornada estadual de da agricultura familiar.
O evento reuniu mais de 600 agricultores e agricultoras da região, destacado a presença das lideranças comunitárias, da Gerencia do Banco do nordeste, representado pelo Dr. Rivonio, da Defesa civil pelo Tenente Iram, do Secretario de cultura do Governo do estado do Ceara, Deputado Francisco Pinheiro, Vereadores da região, Luiz de Várzea alegre e Denis Osterner de Jucás e Senhora Aila Presidenta da Câmara de Jucás, além de representantes da Ematerce, Igreja, e Secretários municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas notícias