domingo, 27 de julho de 2014

FETRAF CEARA pontua criação de Observatório do semi-areado em Plano safra no Ceará

A Federação dos Trabalhadores(as) na agricultura familiar do estado do Ceará - FETRAF CEARA/CUT  participou na manhã de hoje(13/06) da Solenidade de lançamento do Plano Safra da agricultura familiar no Ceará. A FETRAF CEARA reconheceu os avanços no plano e esforços  do Governo federal. Pontuou a necessidade de se continuar com planos mais específicos como o do semi-árido. Defendeu que este ano internacional da agricultura familiar é estratégico para somar forças e se fortalecer políticas públicas que seja mais especificas para garantir uma agricultura familiar mais diversificada e com mais condições de permanecia no campo. Registrou que este é 4º ano consecutivo de seca no estado e região necessitando uma intervenção estatal cada vez mais forte e eficaz e sugeriu ao Governo do estado que crie um Observatório estadual do semi-árido para que o governo, prefeituras e parlamento possa discutir de maneira permanente as ações de convivência com o semi-árido.
Durante a solenidade o Ministério Do Desenvolvimento Agrário - MDA fez a entrega das maquinas do PAC 2 a diversas prefeituras. Ao parabenizar os prefeitos pela conquista e o governo federal pela ação ,  sugerimos a APRECE e MDA a orientar os prefeitos a formular comitês gestores municipais dos equipamentos com a participação dos movimentos sociais na expectativa de que estes equipamentos possa servi de maneira mais efetiva aos agricultores(as). Parabenizou-se também a EMATERCE pelas novas instalações e manifestou ao Governo do estado que nessas ações de reestruturação é preciso se priorizar um concurso publico para empresa na perspectiva de se avançar por uma ATER estadual com mais condições e mais fortalecida. 
Para Auri Junior Coordenador geral da FETRAF CEARA o lançamento do plano de safra representa a continuidade de uma política de avanço do Governo federal para agricultura familiar. Atualmente os níveis dos reservatórios estão entorno de 30% da sua capacidade, demandando uma ação estatal mais articulada dos governos. Portanto a questão da convivência com o semi-árido demandada  um espaço permanente de planejamento e de debate no estado pontuou finalmente.  
O evento contou com a presença do Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário Miguel Rosetto, Secretario da agricultura familiar Valter Bianchini, Delegado do MDA no Ceara Francisco Sombra, Secretario de desenvolvimento agrário Nelso Martins, Senador Jose Pimentel, Deputado Jose Guimaraes, do Vice Governador Domingos Filho, da EMATERCE, ADAGRI , MDS, Prefeitos e representação dos movimentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas notícias